Acho isso um fato curioso e bastante inusitado da minha trajetória estudantil. Quando passei para a UFRJ é que fui descobrir que meu curso pertencia ao campus Cidade Universitária, que fica na Ilha do Fundão. Já pensou na probabilidade de uma pessoa escolher uma faculdade e ela estar localizada numa ilha? Eu acho que deve ser baixa, mas evidentemente não é improvável, já que aqui estamos.
A Ilha do Fundão de hoje
Construída por ordens do presidente Getúlio Vargas, a Ilha do Fundão foi formada a partir de um aterro que englobou um arquipélago de 8 ilhas, nos anos de 1949 a 1952. Situada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, atualmente a ilha tem rotas de saída para as principais vias da cidade: linha vermelha, linha amarela e avenida Brasil. Diariamente muita gente passa por essa ilha, eu gostaria de ter as estatísticas que já vi em algumas palestras para passar aqui, mas não encontrei.![]() |
| Mapa do Projeto Fundo Verde |
Como é estudar na ilha
- o campus é bastante grande
- tem muitos engarrafamentos (porque só dá pra sair pelas pontes
- quando faz frio, sentimos essa mudança muito rápido (porque estamos ali cercados de água)
- há poucos serviços disponíveis na localidade (ex: supermercados, lojas, farmácias)
- dá tristeza ver a Baía de Guanabara toda suja e pensar que houve um dia em que eu poderia ter saído da aula e passado ali na praia pra descansar um pouco.
Engraçado que desde o ensino médio, sempre tive que atravessar pontes para assistir aulas. Filosófico até.

0 comentários:
Postar um comentário