Fizemos uma viagem de 52 dias para a Bahia.
Nos disseram: "Vocês deveriam aproveitar melhor o Home Office". Prestamos atenção nesse conselho e ao momento do mercado (a briga pelo retorno ao trabalho presencial), e resolvemos aproveitar. Fizemos um plano por alto - passar 2 meses viajando e trabalhando por aí, conhecendo lugares novos. Definimos a data, pensamos nos lugares onde gostaríamos de passar, orçamento base, preço médio a gastar com estadia, e checklist de coisas para levar. Escolhemos ir na baixa temporada, e aproveitamos para encaixar 2 semanas de férias no cronograma pra conseguir aproveitar melhor algumas cidades.
Fomos de carro, e com essa possibilidade preparamos malas bem completas e alguns kits específicos para auxiliar nossa estadia, como kit de cozinha, acessórios pra trabalho, etc. Essa organização valeu a pena, nos ajudou a economizar tempo e dinheiro.
Optamos por cozinhar sempre que possível, nos dias em que estávamos trabalhando. Escolhemos muitas acomodações que tinham cozinha. Em alguns casos foi necessário improvisar, em cozinhas que não tinham fogão, cozinhamos tudo no microondas. Alguns lugares tinham poucas panelas, etc. Espaguete à bolonhesa foi nosso prato mais frequente.
Coisas que eu levaria numa próxima vez:
- fita isolante
- adoçante
- mais blusas cropped
- mais biquínis
- roupas fáceis de lavar (roupas de academia)
- menos roupas de frio (não usei nada! - pegamos um tempo muito bom)
- um tênis só (o tênis bonitinho que levei só usei 1 vez em Salvador)
- menos roupas brancas (protetor solar mancha muito)
- algum livro impresso
Além disso, eu repetiria toda a lista de coisas que levamos, e talvez tiraria as coisas que levei de academia e o tapetinho de Ioga que levei na ilusão de que ia conseguir me exercitar direitinho. rs. Ah, também levei minha raquete de Beach Tennis. Usei um total de 0 vezes.
Nosso roteiro foi: RJ: Itaocara - RJ, ES: Guarapari e Vitória, BA: Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Trancoso, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Salvador, Ilha dos Frades, Morro de São Paulo, Boipeba, Península do Maraú, Caraíva, Corumbau, Cumuruxatiba. Esses foram os lugares onde passeamos e conhecemos. Paramos também em algumas cidades para passar o dia trabalhando ou pernoitar antes de seguir viagem. Foram quase 5 mil quilômetros rodados.
Conhecemos muitas praias lindas, e consegui passar muitos dias no sol - eu normalmente me incomodo de passar mais de um dia seguido em praia, mas dessa vez passei semanas. Criamos nossa rotina de passar protetor solar, e também carregamos nosso guarda sol pra todo lado. Em algumas ocasiões ele só ia passear mesmo e acabava nem sendo necessário. Em alguns lugares tinha sombra das árvores na praia, e na Bahia é comum que as "cabanas de praia" forneçam toda a infraestrutura, então se você consumir algo delas, já pode aproveitar as cadeiras e a sombra. Algumas são bem legais, tem rede, espreguiçadeiras, e outras coisas.
Além disso, nossa rotina era muito baseada em: achar lugar pra ficar, lugar pra comer, pra abastecer. Planejar os passeios - Passamos muitas horas nos aplicativos do Google Maps, Booking e Airbnb.
Provei comidas novas: caranguejo, lagosta, ostra, lambreta. Tudo muito bom. Ah, provamos várias moquecas, e nossa favorita foi a moqueta de catado de Aratu, que comemos em Canavieiras, no Cantinho da Zezé. Também gostei muito de provar Cacau da fruta mesmo, e dos chocolates puros lá de Ilhéus. Fiquei também com uma fixação em Cupuaçu, e até provei a fruta! mas essa eu achei muito gosmenta, e prefiro fica com o suco ou ela já processada.
Andamos de diferentes tipos de barco: ferry boat, lancha, canoa, caiaque. Também fizemos alguns passeios de quadriciclo. Fizemos mergulho, vimos peixes lindos. Aprendemos a ficar atentos sobre marés, fases da lua, horário e lugar do pôr do sol. Foi muito gostoso aproveitar as cidades, as ilhas, as praias, e a companhia um do outro.
<3
ResponderExcluir