Você sabe o que é um Raspberry Pi?

postado em , por midejesus, Nenhum Comentário

Esse é um tema que pretendo mencionar várias vezes aqui no blog e achei adequado fazer uma apresentação.

De forma breve, podemos dizer que o Raspberry Pi é um computador de baixo custo, do tamanho de um cartão de crédito, que permite o aprendizado de conceitos de computação e programação, podendo ser aplicado em projetos das mais diversas áreas. Por sua versatilidade, esse pequeno computador foi uma das coisas que mais impulsionou o movimento maker nos últimos anos.
A primeira versão do raspberry pi foi lançada em fevereiro de 2012, e o problema motivador do projeto foi a queda do número de estudantes inscritos nos cursos de ciências da computação na universidade de Cambridge. Os idealizadores do projeto perceberam que essa falta de interesse pelos cursos de computação vinha de uma mudança de paradigmas que ocorreu nos últimos anos: jovens são encorajados a consumir tecnologia, ao invés de serem criadores de novas tecnologias. Dessa forma, eles perceberam que, para incentivar pessoas a criarem novas tecnologias, antes elas precisam entender como computadores funcionam, e como fazer diferentes coisas com computadores. 
Raspberry Pi 2
Raspberry Pi 2 B
O meu primeiro contato com o Raspberry foi em 2013, quando meu professor orientador da iniciação científica nos apresentou um projeto de Sistemas de Apoio ao Aprendizado de Tecnologia utilizando Raspberry PI - eu achei muito legal. Aprendi várias coisas sobre o minicomputador e logo comprei um (da China mesmo, só demorou 3 meses pra chegar... rs). Cheguei a montar alguns projetos com ele, mas dei uma parada por falta de tempo e priorização de outros projetos. Atualmente estou trabalhando com projetos com o Raspberry Pi novamente, e me parece um bom momento para compartilhar mais informações sobre ele.

Coisas interessantes para saber sobre o Raspberry Pi: 

  • Há algumas versões diferentes, e a versão mais recente (3 modelo B) já possui módulos wifi e bluetooth inclusos.
  • Dá pra conectar um monitor hdmi, mouse, teclado e pendrive na placa, editar textos, pesquisar na internet, programar e realizar vários outros processos. Só ainda não dá pra assistir netflix direito.
  • A placa foi pensada para custar $35, mas chega no Brasil com altos impostos, custando em torno de R$ 300,00.
  • O sistema operacional padrão do Raspberry Pi é um linux chamado Raspbian, mas você pode instalar outras distribuições, inclusive o Windows 10 IoT Core.
  • Há uma forte comunidade de desenvolvedores que troca informações sobre projetos e tutoriais de utilização dos computadores.
  • Há versões alternativas como o Orange Pi e Banana Pi.
  • O consumo da placa em kW/h pra um mês é de 2,16, o que aqui no Rio de Janeiro, significa pagar R$ 1,53 de energia elétrica se a placa ficar ligada 24h por dia, durante todo o mês (um computador comum chega a consumir 360 KW/h em um mês).
Se você ficou interessado e quer saber mais, recomendo assistir a palestra abaixo com o Pete Lomas, co-fundador da Raspberry Pi Foundation, na Campus Party 2013:


Continue acompanhando o blog para mais posts sobre esse tema :)

0 comentários:

Postar um comentário