Saúde, autocuidado, autoconhecimento

postado em , por Michelly Teixeira, Nenhum Comentário

Quase 5 meses de pandemia, um período em que grande parte das pessoas está bastante doente. Nesse momento, umas das coisas que mais consigo pensar é sobre formas de ser mais saudável.
Tenho aprendido e percebido que cada pessoa tem um grande potencial de cuidar bem de si mesmo, e de ser responsável por sua saúde e longevidade. Acho impressionante olhar pra minha vida e pra vida das pessoas em geral, e ver como delegamos as coisas: nossas escolhas alimentares, nossos hábitos -  e ver quando algo dá errado, achamos que quem pode nos consertar são médicos, fisioterapeutas, psicólogos.
Nada contra esses profissionais, sou grata pela existência deles. Mas e se a gente tomasse a responsabilidade de cuidar todo dia do nosso corpo e da nossa mente? Então poderíamos evitar os problemas de saúde que nos fazem recorrer a eles.
Estou bem inspirada pelos ensinamentos da medicina Ayurvédica, mas de tempos em tempos me dá um desanimozinho de não saber por onde começar a mudar, que novo hábito devo integrar à minha rotina, quais alimentos escolher, etc. Então isso é um lembrete pra mim mesma de que as coisas levam tempo. Imagina que lindo se eu voltar aqui daqui uns anos e ver o quanto eu evoluí nos meus hábitos de autocuidado. 😊
Sei que existem terapeutas que poderiam me ajudar nessa jornada (a jornada da iniciação no Ayurveda), mas tem a questão de que terapeutas são caros, e já estou gastando um tantinho com outras terapias. Por enquanto vou tentar ganhar conhecimento à partir dos vários conteúdos disponíveis online, e talvez comprar alguns livros também. Esse ano vou confiar na minha habilidade de aprender e selecionar o que é bom para mim. Dessa forma cuido da saúde do meu bolso também. Ano que vem, talvez seja a hora de procurar um auxílio adicional.

É isso: um passinho de vez, e dando tempo ao tempo que a vida pode se tornar mais saudável e mais rica.
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário